sábado, 23 de agosto de 2014

Água restabelecida em Pentecoste com ações da Defesa Civil do Município

Em Pentecoste tem o Açude Pereira de Miranda que já foi considerado o terceiro maior do Estado e no mês de Agosto/14 atingiu apenas 2,67% (10.500 milhões m³) de sua capacidade total e entrou em colapso ocasionando grande transtorno para o município, pois a água do Açude não mais abastecia o canal de captação da Cagece, para que fosse tratada e distribuída para a população.

A Prefeita Ivoneide Moura procurou através da Secretaria de Defesa Civil de Pentecoste medidas urgentes e foi cobrado da Cagece, Cogerh, DNOCS que são os Órgãos competentes no quesito água, para que houvesse ações e respostas emergenciais para a população. 

De imediato a prefeita determinou a distribuição de água través de carros-pipas para todos os bairros da sede do município, além da distribuição na Zona Rural.

O secretário de Agricultura e Defesa Civil encaminhou ofício para a Cogerh e Cagece, cobrando respostas.

O responsável pelo DNOCS em Pentecoste o Sr Eduardo Carola, teve a ideia de fazer a desobstrução das compotas da galeria do Açude, para que a água chegasse até a Cagece o que deu resultado momentâneo até mesmo devido ao índice baixo de água e também a gravidade o que durou aproximadamente apenas uma semana, mas o suficiente para que começasse a montagem do motor com os canos...

Desobstrução das Compotas
Junior Pentecoste por ser comunicador, blogueiro, radialista e fazer a comunicação institucional com a população através do serviço público, foi procurado por diversas pessoas para saber como andava a situação e diante do caso ser de tal urgência, procurou acompanhar voluntariamente todos os passos referentes a este processo para o restabelecimento de água para a população. 

Fomos a Cogerh e tomamos conhecimento que um barco estava sendo colocado no Açude para que um Geólogo da Cogerh e técnicos da Cagece procurasse através do equipamento profundímetro (mede a profundidade a partir da superfície da água), locais apropriados para ser instalado um motor, para que o mesmo pudesse levar água do Açude para o canal de captação da Cagece e que acompanhamos logo pela manhã.

Trabalho de medição da profundidade do Açude
Na segunda etapa, a Cagece desenvolveria o projeto para que a Coelce instalasse energia para o funcionamento do referido motor o que até a presente data não aconteceu por parte da Coelce, sendo emergencialmente instalado um grande gerador a diesel para que o motor funcionasse.

Satisfação de ter contribuído em prol da população junto com a Cagece, Cogerh, DNOCS, Defesa Civil e Prefeitura de Pentecoste, formamos uma grande equipe e o objetivo não importando a hora de finalizar, era restabelecer a captação de água do Açude Pereira de Miranda para a Cagece fazer o tratamento adequado e normalizar através de racionamento o abastecimento de água para consumo humano na Cidade de Pentecoste. Desde as 10h da manhã de sábado (23), que estávamos no Açude Pereira de Miranda trabalhando incansavelmente e a recompensa chegou por volta das 21h30m, quando foi finalizada a montagem do motor, todo o encanamento, que também foi "pontilhado" com areia e o resultado foi o funcionamento perfeito de todo o trabalho. A Cidade de Pentecoste está sendo abastecida com água do Açude para a Cagece através de um motor bomba, com vasão de 300m³/hora que estava sendo alimentado provisoriamente por um grande gerador a diesel, enquanto a Coelce executa o projeto de instalação elétrica no local, o que ainda não aconteceu até a presente data 16/09/14.

Montagem do motor para a captação de água na Cagece
Devemos todos nós, usar água exclusivamente para consumo humano, de forma racional e procurando economizar ao máximo.

Parabéns a toda a equipe que sob um sol escaldante e muito calor, superou todos os obstáculos. Cagece, Cogerh, DNOCS, Defesa Civil de Pentecoste, Prefeitura Municipal de Pentecoste, todos de parabéns.

Confira as imagens de todo o trabalho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário